A CABNAVE foi constituída em maio de 1980, como uma Sociedade Anónima de Responsabilidade Limitada, de capital público e privado, entre o estado de Cabo Verde e particulares.
Na época da sua construção, a CABNAVE foi financiada pelo Governo de Cabo Verde, pelo Banco Europeu de Investimento, pelo Banco de Cabo Verde, pelo Banco Africano de Desenvolvimento e pela Caixa Geral de Depósitos de Portugal.
Em 1982, com o seu firme propósito, iniciou-se as obras de construção das suas instalações, assim como uma forte aposta na formação profissional, como medida importante para aquisição de mão de-obra qualificada e necessária para o desenvolvimento das suas atividades.
Em julho de 1983, inaugura esta nova empresa, resultado de uma sociedade anónima de capitais públicos, detidos pelo Estado de Cabo Verde, foi erguida tendo como atividade principal a reparação naval de navios de médio e grande porte. Foi-se adaptando ao rápido desenvolvimento da movimentação de carga portuária de Cabo Verde e a garantir a segurança da navegação nas nossas águas e águas do mundo.
O surgimento de um estaleiro de reparação e construção naval em Cabo Verde, deve-se a um certo número de fatores, nomeadamente as condições naturais da baia do porto grande, que desde sempre vem assegurando uma série de atividades ligadas a navios de várias origens e capacidades.