O Ministro do Mar, Abraão Vicente, realizou no dia 6 de maio de 2024, uma visita à Cabnave Estaleiros Navais de Cabo Verde, S.A., para se inteirar dos projetos em curso na empresa, com destaque para os investimentos Cabnave voltados para as obras de melhoria dos estaleiros, resultantes do aval de investimentos aprovado pelo Governo.
Recorde-se que o Governo de Cabo Verde aprovou, recentemente, um aval de empréstimo para investimentos Cabnave no valor de 65 mil contos, destinados a obras de melhorias para garantir a capacidade operacional dos estaleiros da Cabnave. Esta aplicação é destinada à aquisição de novos equipamentos, melhoria das operações de docagem e reparação de navios.
Apesar de melhorar as condições de operação da empresa, estas intervenções não são suficientes para a completa restauração da Cabnave, uma vez que a empresa não recebe obras há 30 anos, reconheceu o Ministro do Mar, após visita, recordando que a remodelação completa será efetivada através dos investimentos Cabnave do BEI, que se encontra atualmente em fase de estudos.
“A Cabnave pode ser uma das empresas mais rentáveis de Cabo Verde, contudo é preciso fazer aportes significativos. Este é o compromisso do Governo”, afirmou o Ministro do Mar, Abraão Vicente.