No quadro dos encontros que o Ministro do Mar tem realizado para preparação do Debate sobre o orçamento geral do Estado para 2024, o governante recebeu o Presidente do Conselho de Administração da Cabnave, o Conselho de Administração da Enapor e o representante da empresa Frescomar.
No encontro com o PCA da Cabnave foram abordados os principais projetos da empresa com destaque para a reabilitação dos estaleiros navais, cuja aprovação do financiamento foi confirmada pela União Europeia durante o encontro da Global Gate away em Bruxelas.
O financiamento da Global Gateaway engloba também investimentos no Porto Grande, Porto Novo, Porto Inglês e Porto da Palmeira. Neste sentido, durante o encontro com a Enapor e a Frescomar, foram abordados os mecanismos e estratégias para melhoria da logística pesqueira em Cabo Verde.
Global Gatway financia projetos prioritários e impactantes na transição energetica, em conectividades, na transformação digital e na economia azul para aumentar a resiliência e contribuir para atingir o desenvolvimento sustentável.
Os diversos projetos de Cabo Verde deverão ser financiados entre novembro de 2023 e março de 2024, num montante global de 246 milhões de euros.